quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Obsolescência planejada.

Então leitores...
 Vivo postando sobre as roupas e acessórios que compro, produtos que testo, compras futuras e idéias DIY que nada mais é que uma forma de reciclagem(já que vivo pegando peças velhas e transformando em outras, e em outras...) mas quero compartilhar com vocês um vídeos que mudou  a minha percepção sobre o consumo e gostaria muito que cada vez mais pessoas assistissem!


Assistam esse vídeo, é realmente importante!
A história das coisas



Texto do vídeo: http://sununga.com.br/HDC/index.php?topico=texto

Já repararam como o design dos produtos mudam constantemente, como sempre mudam embalagens de cosméticos, por mais que a embalagem antiga te satisfaça, por mais perfeita que parecesse. E por que?
Já percebeu que antigamente os eletrodomésticos duravam bem mais, hoje são quase descartáveis.Não é só impressão sua, nem saudosismo.Hoje eles são feitos exatamente com o intuito de ter uma vida útil menor para que você consumidor compre cada vez mais. O nome disso é obsolescência planejada!
E os celulares, já notou como trocamos sempre por modelos novos, mesmo que os antigos atendam nossas necessidades.Nem precisa ter uma função nova, basta uma mudança na cor, no design. Experimenta usar um modelo antigo de celular numa rodinha de amigos pra tu ver!
A moda por exemplo.Somos pressionados a consumir e a moda é usada como meio pra isso. A velocidade com que as coisas saem de moda é impressionante, e ai de quem usar alguma peça fora de moda, vira motivo de chacota fácil. Ainda que aquela peça lhe sirva perfeitamente.

Já percebeu a velocidade com que se muda as embalagens de cosméticos, mudanças mínimas mas com um significado  bem claro: COMPRE!

Vou dar um exemplo prático, o Boticário recentemente mudou as embalagens da linha Nativa Spa, muitos produtos continuaram com a mesma fórmula, mas a embalagem teve mudanças que nada influenciaram no facilitamento do seu uso, nada disso. Mudou por mudar, para que você ao olhar seu frasco de shampoo ao tomar banho, se sinta inadequada!








Embalagem nova X embalagem antiga, foi realmente necessária a mudança? Qual o intento dela?


E o que isso gera? Milhões de toneladas de lixo, que crescem num ritmo assustador, ou você acha que a bateria do seu celular que é descartado a cada modelo que surge se desintegra?
Reciclar é a solução? Não apenas, mas ajuda! O ideal seria fazermos um consumo consciente de modo que o lixo não fosse nem gerado com tamanha velocidade e logo assim não precisasse ser reciclado. Até porque até para reciclar se usa materiais que querendo ou não também virarão lixo. Não dá pra reciclar tudo!

Meu intuito com esse post foi pelo menos tentar um consumo mais consciente e se questionar sobre essas questões que abordei aqui, ninguém vai mudar da noite para o dia eu sei- nem eu mudei! Mas é necessário sempre se policiar, e pensar na complexidade que um consumo desenfreado gera, no  seu impacto não apenas ecológico, mas na economia e até na infância de muitas crianças que fazem trabalho infantil para sustentar esse ritmo. O vídeo é muito mais completo do que falei , por isso é tão necessário que se gaste um tempo do seu dia (sim ele não é curto, mas passa voando) para assistir algo tão importante!

Por hoje é só amiguinhos, a nave da Xuxa chegou!! #ALOKA #FUI!

5 comentários:

Sté disse...

primeira vez que venho aqui...adorei o blog..amei o post da comparação da novela Mulheres de Areia com a moda atualmente..ri muito!!
concordo com vc em muitas coisas nesse post aqui, mas por trabalhar com mkt, e ter especificamente trabalhado com produto, muitas vezes (não são todas tá) as empresas mudam a embalagem do produto também para contribuir com o meio ambiente. ás vezes há alguma alteração na fórmula, por ex, e ai por conta disso o produto diminui de tamanho..e ai pra que continuar com uma embalagem tão grande? e ai aproveitam pra mudar layout...outra coisa que pode acontecer, a embalagem utilizada antes não era reciclável e uma nova tecnologia tornou possível a reciclagem..então a empresa vai lá e muda. Enfim, são milhares de possibilidades que podem mostrar que essa mudança as vezes vem para o bem.
Mas é CLARO, que existem aquelas empresas que mudam por mudar, pra incentivar o consumo, concordo contigo, e ai cabe a nós entender qual foi a função da mudança, se aquilo traz benefícios ao planeta, ao nosso bolso e a nós!
Ufa, desculpa pelo post gigante....

beijos!!

May Pacheco disse...

sou designer gráfico e meu trabalho é justamente isto fazer vender e modificar as embalagens, mas á mais do que o desejo de vender nessa transformação, não sei se reparou mas o design ( inspirado pelo design da apple) tem cada vez mais se simplificado, para facilitar leitura.
note que as embalagens novas tem menos informações e focam no que é necessário. também é neste nosso trabalho, tornar tudo mais claro para o consumidor.

Anônimo disse...

Então eu me esforço pra não consumir aleatóriamente, as empresas fazem o papel delas, já que as pessoas não se concientizam.
Hoje mesmo em sampa os mercados deixaram de fornecer sacolas plásticas, há tempos levo as minhas de pano e ainda tinha gente reclamando na fila.
Cada um tem que fazer sua parte, algumas empresas mantem o produto e mudam as embalagens porque tem gente que corre atrás de tudo que é novidade, mesmo já possuindo o produto em casa.
Beijinhos
Nai Melo

Mademoiselle Migraine disse...

Por isso que gosto de vc, Lou... Mostra que a gente pode sim, andar na moda sem ter que gastar os rios de dinheiro como certas blogueiras por aí o fazem...

E, ainda por cima, você é consciente e quer fazer todo mundo parar para pensar nessa necessidade de pensar em como e em que se consome..

=)

Besotes...

Regina disse...

Lou estou vendo que vc é muito mais que um rosto bonito. Menina quanta informação, de moda a reciclagem passando pelos filmes, pode botar um assunto que vejo que está por dentro.
Parabéns visito sempre seu cantinho e adoro!!! Bjos